sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ao sair

     Num dia de sol, um morador recém chegado à vila encontra um antigo morador no portão da rua:

     - Bom dia! Está fazendo um dia lindo! Vamos ver o mundo, sair, cumprimentar a todos. Hoje eu quero viver um grande amor. Quero conquistas oníricas, desafios dantescos, quero abraçar o mundo e mostrar a todos que a verdade impera sobre o medo. Que o amor sobrepuja a indiferença. E você , o que pretende fazer hoje?

     - Bem, o dia não esta tão bonito assim, pra mim parece sempre nem muito bom nem muito ruim... Hoje eu vou cruzar calmamente meu caminho de sempre, sem dar um passo diferente. Vou me esquivando dos contatos, vou andar nas sombras, nos cantos, só pra dificultar que me percebam.

     - Eu não entendo como pessoas como você não conseguem viver. Vocês vivem andando em becos, desencontrados, procurando não achar nada. Não me conformo como não conseguem demonstrar um mínimo de afeto, demonstrar que tem alguém de carne e osso ocupando seu lugar no mundo.

     - Mas essa é a questão, queremos ser cristalinos, imperceptíveis. Nossa vontade é desaparecer, bem quietos, vendo o mundo girar, sempre na mesma velocidade, fazendo nossas pequenas coisas indiferentes, falando dos mesmos assuntos, nos mesmos lugares. Assim é mais facil controlar tudo. Você se estressa menos, se machuca menos, corre menos riscos.

     - Mas em compensação você também se diverte menos, ama menos, tem menos chance de crescer, de sair da mesmice, de variar um pouco. Realmente nunca vou entender essa lógica. Essa praticidade que vocês encontram em viver sem rédeas proprias, como folhas levadas pelo vento. Essa lógica não faz o menor sentido para qualquer um que não seja uma máquina.

     - E quem precisa de diversão e amor. Já temos tudo o que precisamos. Trabalhamos, ganhamos nosso dinheiro, temos nossa familia. Já temos todo o amor e diversão que necessitamos. mais que isso seria exagero.

     - Olha, amigo, desculpe não ter mais tempo. Eu tenho que ir, fazer a minha vida valer a pena. Espero que mude sua opinião. Foi um prazer. O meu nome é Existência. Como você se chama?

     - Me chamo Anulação.

3 comentários:

  1. Valeu a pena o trabalho que teve pra fazer esse texto, ficou sensacional.
    =D

    ResponderExcluir
  2. Sensacional. A mais pura verdade de um jeito muito simples. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Tava pra escrever algo relativamente parecido. A idéia era falar sobre pessoas q preferem viver num carrossel a viver numa montanha russa.

    Gostei.

    ResponderExcluir